Supletivo MG 2016… www.educacao.mg.gov.br – Minas Gerais

Se você é morador do estado de Minas Gerais e não terminou ainda o ensino fundamental e/ou ensino médio na idade apropriada. Nem tudo está perdido. Veja como você pode conseguir o diploma via o Exame Supletivo MG.

O exame supletivo é uma modalidade de ensino especial direcionada aos indivíduos que não conseguiram concluir a educação básica na idade indicada e hoje sentem a falta que a educação representa para suas vidas.

Supletivo em Minas Gerais

Em Minas Gerais, os exames supletivos (ensino fundamental e médio) são oferecidos pela Secretaria de Estado de Educação. Antes as provas aconteciam duas vezes por ano nos meses de julho e dezembro.

Agora a prova deve ser solicitada junto a Banca Permanente de Avaliação, que funciona nos Centros de Educação Continuada – CESEC, em qualquer período do ano. A Banca funciona na Superintendência Regional de Ensino (SRE).

A idade mínima para solicitar a prova é de 15 anos completos para o ensino fundamental e 18 anos completos para o ensino médio.

Neste tipo de exame oferecido pelo Supletivo MG, aluno pode estudar sozinho em casa ou em cursos preparatórios para que no final do período determinado faça a prova de aptidão.

Inscrição

Para efetuar a sua inscrição no exame, é preciso que você vá até uma unidade de atendimento mais próxima (Superintendência Regional de Ensino – SRE). Aqui neste link da Secretaria de Educação de Minas Gerais você encontra o endereço dos postos de atendimento, onde poderá solicitar o exame do supletivo.

Em Belo Horizonte você pode ir:

  • SRE Metropolitana A – R. Congonhas, número 675 – Bairro Santo Antônio
  • SRE Metropolitana B – Avenida Pedro II, número 999 – Bairro Carlos Prates
  • SRE Metropolitana C – Avenida Portugal, número 2.315 – Santa Amélia

Neste mesmo endereço eletrônico você encontra todas as informações referente ao exame. Lembrando que o serviço é gratuito.

É importante indicar que os alunos para serem aprovados devem obter no mínimo de 50% dos pontos atribuídos a cada prova do supletivo.

Caso o candidato não tenha conseguido aprovação em todas as áreas inscritas, poderá, no próximo exame, se inscrever apenas nas áreas que foi reprovado.

Confira abaixo as áreas de conhecimentos nos exames de supletivo. Primeiramente, a avaliação do supletivo do Ensino Fundamental:

  • Prova 01: português, Inglês, Artes, Educação Física e Redação;
  • Prova 02: Matemática;
  • Prova 03: História e Geografia;
  • Prova 04: Ciências Naturais.
fazer curso supletivo

Educação Direito de Todos (foto divulgação)

Avaliação supletivo Ensino Médio:

  • Prova 01: português, língua estrangeira (inglês, espanhol ou Frances), Arte e Educação Física
  • Prova 02: Matemática
  • Prova 03: Química, Física e Biologia
  • Prova 04: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Separei aqui para você algumas dicas de como passar no exame do supletivo acesse e confira, pois elas podem auxiliar no seu processo de estudo.




Receba Gratuitamente nossas dicas por email



14 Comentários

  1. aparecida dias

    qndo comeca as inscricoes aki em araçuai minas gerais para o supletivo ???????
    perdi o ano passado nao qero perder ese ano tambem.

  2. Virgínia Maria Duarte

    ha +ou-16 anos fiz o 1º ano do 2º grau e agora gostaria muito de concluir meus estudos sou de Ressaquiha mg gostaria de saber em qual site faço a inscrição para o supletivo?E onde são feitas as provas?E o supletivo é mesmo gratuito?

  3. Bárbara

    Olá, moro em Carangola-MG e ano passado fiz o Supletivo e fiquei em pendência em 2 matérias, que a recuperação seria no mês de Dezembro,mais não ocorreu na minha cidade. Portanto queria saber se realmente terá o Supletivo em 2013 e se posso fazer as 2 provas que fiquei em pendência em outra Cidade mais próxima a minha. Estou com o comprovante de resultado do 1° Semestre e queria muito acabar. Por favor e Obrigada!

  4. José Cláudio Gonçalves

    Boa tarde amigos. Estou faltando apenas ciencias da natureza e suas tecnologias, e a redação de portugues. Gostaria muito de terminar o mais ráido possivel. Como faço? Estou no aguardo com urgencia por favor. Obrigado.

  5. HENILDA

    ESTA DIFICIL SABER ALGUMAS COISA COM VOCES ,O GALERA DE OUTRO ESTADO QUER SABER COMO SE ESCREVER PARA PROVA EJA PROVÃO DO MEIO DO ANO. SE LIGA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. FALTO SOMENTE UMA DISCIPLINA. VAMOS INFORMAR QUAL E O SITE, OU SE JÁ ACONTECEU. VAMOS TRABALHAR MINAS GERAIS NUNCA FOI ASSIM.

  6. SHEILA

    GOSTARIA DE BAIXAR TODAS AS PROVAS,SIMULADOS E GABARITOS ANTERIORES,MAS NÃO CONSIGO ACESSO A TODAS ELAS.TEM COMO VOCÊS ME DIRECIONAREM?AGUARDO RESPOSTA.OBRIGADA.

  7. eliana luiza rosa pinto

    gostaria muito de terminar o ensino fundamental so falta matematica todas as vezes que tentei fazer a incricao pra terminar ja passou a data das inscricoes queria fazer a proxima que em dezembro quando e que vai comecar as inscricoes.

  8. CÉLIA APARECIDA FONSECA

    Fiquei muito feliz depois que recebi as informações dessa página. Exclareceu-me muito. Há tempos que estava procurando algo sobre como realizar estas provas no meu estado. Muito Obrigada!

  9. alessandro

    gostaria de saber se posso pagar por apenas 3 ou 2 materias… e quanto tempo demora para sair o diploma.
    fico no aguardo. Ou telefone de contato

  10. fernanda fernandes

    gostaria de saber se já passou a data para matricular para as provas que são aplicadas em dezembro, pois gostaria muito de fazer pois estou devendo as matérias português e inglês do ensino fundamental

  11. leonel camilo dos santos

    gostatria de saber como faço para fazer as incriçoes para o estado para dar aulas eu ja sou formado ja sou concluido meu curso de pedagogia obrigada .

  12. scarlett

    como faço pra fazer a inscriçao???

  13. Jorge Antonio Moreira

    Desejo saber quais matérias devo, por + que me informo menos sei kkkkkkkkk!
    Para fazer minha inscrição, nas que devo!
    Grato Jorge

  14. marilda

    GOSTARIA DE SABER COMO FAZER A INSCRIÇÃO PARA O MEU FILHO .ELE PRECISA TERMINAR URGENTEMENTE O NONO ANO.OBRIGADA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *