Inscrições Sisutec 2014: cursos técnicos de qualidade e gratuitos

A palavra Sisutec, significa Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica. Trata-se de uma proposta educacional criada pelo MEC (Ministério da Educação) – que tem como proposta ofertar vagas em cursos técnicos aos participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Todas as opções de cursos são gratuitas e abertas tanto em instituições públicas como privadas.

O processo de seleção do Sisutec é bastante simples. Além da participação obrigatória na prova do Enem no ano anterior, o interessado deve se inscrever no site http://sisutec.mec.gov.br e ter alcançado nota maior do que 0 (zero) na redação. No ato da inscrição, é possível escolher até duas modalidade de cursos.

Esta é mais uma medida do governo federal em democratizar o acesso ao ensino técnico no país e, logo, de qualificar mão de obra para o mercado de trabalho, principalmente, em áreas carentes de profissionais qualificados. Aproveite conheça os cursos grátis do Programa Educa Mais do Senai.

… inscrições 2014

Estão abertas as inscrições para o Sisutec. Os interessados podem se inscrever até o dia 21 de março pelo site sisutec.mec.gov.br. O programa do Governo Federal seleciona candidatos que já concluíram o Ensino Médio para cursos técnicos com base nas notas obtidas no Enem.

Sisutec site inscricao Inscrições Sisutec 2014: cursos técnicos de qualidade e gratuitos

Faça sua inscrição: sisutec.mec.gov.br

Para este primeiro semestre, serão ofertadas 291.338 vagas, o que representa um aumento 21% em relação à edição anterior. Do total de vagas, 55% dos postos são direcionadas a região Sudeste, 14% para o Nordeste, 13% para o Sul, 11% para o Centro-Oeste e 4% para a região Norte, todas as vagas serão distribuídas entre 937 instituições licenciada pelo Ministério da Educação.

Dentre os cursos técnicos com maior número de vagas estão o técnico em logística, com 36.380 oportunidades, seguido pelo de segurança do trabalho (21.328 vagas), informática (20.139 vagas), enfermagem (16.818 vagas) e informática para a internet (11.019 vagas).

Atenção! Na hora da escolha do curso no sistema é importante observar a nota mínima de corte. O próprio sistema notificará se a sua nota é compatível ou não com a nota mínima de ingresso no curso.

… como realizar a inscrição

A inscrição para o Sisutec tem um modelo parecido ao do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), usado pelo Ministério da Educação (MEC) para selecionar alunos para vagas em cursos de graduação. Ou seja, os estudantes que fizeram o Enem 2013 devem usar seus dados do exame, número de inscrição e senha, para concorrer as vagas. Além disso, os alunos não podem ter zerado a redação.

Lembrando que a inscrição é gratuita e não será cobrada nenhuma taxa. Não se esqueça de imprimir o comprovante de inscrição, pois ele é a garantia e confirma sua participação no processo seletivo.

Os candidatos poderão escolher até duas opções de curso, tento a possibilidade de trocá-las enquanto o prazo de inscrição estiver aberto. Uma vez que, o sistema calcula e divulga diariamente a nota de corte de cada curso. Desta maneira, os inscritos terão um panorama sobre qual instituição e curso optar.

Terão prioridade os alunos que cursaram todo o Ensino Médio na rede pública ou com bolsa integral em colégios particulares. Existem ainda reserva de vagas também para negros, pardos e indígenas.

Como etapa do processo de inscrição, sobretudo, para os cursos ofertados pelas instituições federais ou de ampla concorrência, o candidato deverá especificar qual tipo de vaga deseja concorre, ou seja, se é a destinada aos estudantes oriundos da rede pública de ensino e/ou bolsista de escola privada ou cotista racial.

… chamadas

A lista dos candidatos classificados levará em consideração a nota obtida na prova do Enem do ano anterior. A seleção dos nomes é realizada automaticamente pelo próprio sistema do Sisutec. Os selecionados terão uma data limite para efetuar a sua matrícula de acordo com cada chamada. As vagas ociosas serão oferecidas em uma nova chamada exclusiva aos demais candidatos.

Para efetivar a matrícula, o candidato deverá ter em mãos os documentos exigidos para a efetivação e confirmação junto à instituição que escolheu para estudar na data, horário e o local especificado para matrícula. Todos os documentos exigidos estão dispostos no edital de abertura.

A primeira chamada do Sisutec ocorrerá no dia em 25 de março, com matrículas entre os dias 26 e 28 do mesmo mês. Já a segunda será no dia 1º de abril, com matrículas entre os dias 2 e 4. As inscrições para vagas remanescentes serão recebidas entre 7 e 13 de abril.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail sisutec@mec.gov.br ou através do telefone 0800-616161.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>