O que é curso Pronatec

O que é curso Pronatec: A sigla Pronatec significa Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Este é um projeto criando e desenvolvido pelo Governo Federal, desde 2011, em parceria com prefeituras e redes de ensinos credenciadas (institutos federais, escolas estaduais profissionalizantes e SENAI, SENAC, SENAR e SENAT) com a proposta de democratizar o acesso a educação profissional e tecnológica em todo o Brasil de forma gratuita.

Dessa forma, se você busca uma chance de qualificação profissional, porém não tem condição de pagar um curso, deve ficar ligado as chances oferecidas pelo Pronatec. Os cursos são oferecidos em diversas áreas de conhecimento e de formação, entre cursos profissionalizantes e cursos técnicos.

O ideal é que a pessoa encontre a formação adequada aos seus interesses. O curso técnico, por exemplo, é uma forma viável para complementar o ensino médio. Do mesmo modo, se você não quer fazer um curso superior, a educação profissional oferece uma formação também significativa para a sua carreira. Concedendo aos alunos a capacidade de encontrar um propósito e se concentrar em algo que importa.

Acesse o link a seguir e veja mais detalhes sobre os cursos grátis Pronatec 2013.

O que é curso Pronatec e seus objetivos

ba pronatec 2012 O que é curso Pronatec

Pronatec – Educação Profissionalizante

Os objetivos dos cursos Pronatec são grandes e envolve vários aspectos, além de expandir a educação profissional no Brasil, também visa à ampliação e reforma das escolas profissionais e tecnológicas, destaque para os institutos federais. Não obstante, são criadas novas vagas para professores e profissionais ligados à educação.

Ainda, para incentivar a participação e eliminar o abandono dos cursos, além de serem gratuitos todos os cursos, o participante recebe material didático e uma ajuda de custo para alimentação e transporte.

  • Cursos técnicos: para alunos matriculados no ensino médio, os cursos tem duração mínima de um ano;
  • Curso profissionalizante ou de qualificação profissional: duração mínima de 02 meses.

Inscrições cursos Pronatec

Vale lembrar que o governo federal não desenvolveu um sistema único, como o Sisu ou Prouni, para os interessados efetuar o seu cadastro/inscrição. Acreditamos que futuramente isso possa ocorrer com o aperfeiçoamento do Pronatec.

Por outro lado, as inscrições nos cursos Pronatec acontecem de diversas formas, ou seja, depende da forma que as vagas são oferecidas, bem como da instituição que irá ministrar os cursos.

As vagas são oferecidas pelos institutos federais, escolas públicas estaduais, rede Senac e Senai, entre outras instituições parceiras e habilitadas pelo governo federal. Cada instituição tem os seus critérios e formas para desenvolver o seu processo de seleção, podendo ser por meio de prova ou ordem de inscrição.

Além dos alunos da rede pública de ensino, os cursos do Pronatec também atende os trabalhadores desempregados reincidentes que recebem o benefício do seguro desemprego. Neste caso, o programa visa conceder meios, formação profissionalizante, para que estes voltem ao mercado de trabalho. Os cursos são oferecidos na área de atuação, porém se o trabalhador quiser pode fazer cursos em outras áreas de atuação que, neste caso, irá ampliar os seus conhecimento, bem como incrementar o seu currículo profissional.

Conheça o site Pronatec.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>