Inscrição cursos Pronatec ES 2013

Começou no dia 18 de fevereiro o período de inscrição para os cursos Pronatec ES 2013 – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Este é apenas o primeiro edital dos quatro que serão abertos durante o ano, portanto, caso você perca esta oportunidade não se preocupe, basta ficar ligado ao blog Jralfa e acompanhar nossas notícias diárias. Serão mais de 6.000 vagas em curso de qualificação profissional na modalidade de Formação Inicial e Continuada ou, simplesmente, FIC.

Veja alguns dos cursos que serão oferecidos: auxiliar administrativo, operador de petróleo e gás, auxiliar e operações em logística e programador de web. A duração dos cursos variam de acordo com cada formação, normalmente, entre 160 e 260 horas ou de 02 a 06 meses.

Para ingressar em um desses cursos do Pronatec Espírito Santo e preciso responder algumas exigências. Entre elas, o interessado deve estar matricula e cursando a 2ª ou 3ª ano do Ensino Médio, a 2ª ou 3ª fase da EJA – Educação de Jovens e Adultos (EJA), e, por m, ter concluído o nível médio em escola da rede pública de ensino.

Onde fazer os cursos Pronatec ES

Esta rodada de cursos abrangerá as cidades da região da Grande Vitória, Aracruz, Linhares, Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina, entre outros. Para conferir a lista completa dos municípios atendidos, acesse www.educacao.es.gov.br.

No mesmo site, os interessados podem efetuar a inscrição. Vale lembrar que o processo de seleção será por ordem de matrícula, portanto, não deixe para última hora para efetuar a sua inscrição. Sendo que o resultado com o nome dos selecionados será divulgado no da 19 de março de 2013.

Pronatec 

O Pronatec é uma iniciativa do Governo Federal e visa beneficiar pessoas que não têm condições de pagar pelo ensino técnico e profissionalizante. São beneficiados pelo programa estudantes da rede pública ou bolsistas integrais de escolas particulares de ensino médio, além de trabalhadores beneficiados por programas de transferência de renda, como Bolsa Família e Seguro-desemprego.

Segundo dados da Rede Senai, foram mais de 450 mil vagas gratuitas por meio do Pronatec entre os anos de 2011 e 2012. Para tanto, foram necessárias o envolvimento de mais de 417 unidades do Senai em todo o Brasil. Só o Senais do Espírito Santo, por exemplo, foram mais de 9.000 vagas gratuitas em cursos técnicos e de qualificação.

cursos gratuitos tocantins pronatec Inscrição cursos Pronatec ES 2013Em 2011, foram mais de 2.300 vagas em cursos de qualificação, com carga horária entre 160 e 200 horas. Entre as opções de cursos estão: ajustador mecânico, almoxarife, soldador, armador de ferragem, carpinteiro, desenhista de modas, operador de sonda de perfuração, auxiliar de operação em logística, caldeireiro, padeiro, gesseiro, eletricista, montagem e manutenção de computadores e costureiro industrial. Os cursos de qualificação foram ofertados em várias regiões e houve um trabalho intenso da entidade em levar as vagas aos municípios que não possuíam escolas do Senai.

Já em 2012, o número de vaga subiu para mais 6.400. Além disso, mais de 840 vagas em cursos técnicos de Eletroeletrônica, Automação Industrial, Mecânica, Redes de Computadores, Meio Ambiente, Edificações e Vestuário, com carga horária de 1.200 horas.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>