Entenda como funcionam os testes psicológicos

Entenda como funcionam os testes psicológicos para emprego: Com o aumento do número de ofertas de emprego e da grande concorrência para algumas colocações no Mercado de Trabalho, aumentou também os métodos pelos quais as pessoas são submetidas no período pré-contratação. Um deles é o famoso Teste Psicológico.

Muitas pessoas garantem não entender o motivo desses testes; outras confessam sentirem-se até incomodadas, pois depois de uma maratona de entrevistas, questionamentos e provas, elas ainda têm que ser avaliadas psicologicamente.

Mas será que eles funcionam mesmo? Os psicólogos e funcionários de RH garantem que sim, pois a pessoa é avaliada desde o momento em que entra na sala, até o sair, passando por vestimentas, postura e atitude. Roer as unhas, ou mexer demais nos cabelo, por exemplo, demonstra insegurança e excesso de nervosismo. Ponto negativo!

Testes psicológicos para seleção de emprego

entenda como funcionam os testes psicológicos para emprego, testes psicológicos para seleção de empregoMarisa Pereira, psicóloga e professora, afirma que aquele teste mais famoso, o de “desenhar traços”, é também um dos mais importantes, pois ele detecta ansiedade e características emocionais diversas. Já testes com perguntas do dia a dia pode detectar se você é uma pessoa tímida, extrovertida, sensitiva, etc.

Os testes psicológicos não são feitos para dizer se você é, ou não, um bom profissional, mas, sim, para averiguar se o seu perfil é compatível com aquela vaga do momento. O que vale como dica é: AJA NATURALMENTE! Seja sincero e não tente camuflar resultados, pois de acordo com alguns psicólogos, essa tentativa pode ser desfeita em um simples trabalho de dinâmica em grupo.



Receba Gratuitamente nossas dicas por email



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>