Entenda como funcionam os testes psicológicos

Entenda como funcionam os testes psicológicos para emprego: Com o aumento do número de ofertas de emprego e da grande concorrência para algumas colocações no Mercado de Trabalho, aumentou também os métodos pelos quais as pessoas são submetidas no período pré-contratação. Um deles é o famoso Teste Psicológico.

Muitas pessoas garantem não entender o motivo desses testes; outras confessam sentirem-se até incomodadas, pois depois de uma maratona de entrevistas, questionamentos e provas, elas ainda têm que ser avaliadas psicologicamente.

Mas será que eles funcionam mesmo? Os psicólogos e funcionários de RH garantem que sim, pois a pessoa é avaliada desde o momento em que entra na sala, até o sair, passando por vestimentas, postura e atitude. Roer as unhas, ou mexer demais nos cabelo, por exemplo, demonstra insegurança e excesso de nervosismo. Ponto negativo!

Testes psicológicos para seleção de emprego

teste psicologico para emprego 300x2341 Entenda como funcionam os testes psicológicosMarisa Pereira, psicóloga e professora, afirma que aquele teste mais famoso, o de “desenhar traços”, é também um dos mais importantes, pois ele detecta ansiedade e características emocionais diversas. Já testes com perguntas do dia a dia pode detectar se você é uma pessoa tímida, extrovertida, sensitiva, etc.

Os testes psicológicos não são feitos para dizer se você é, ou não, um bom profissional, mas, sim, para averiguar se o seu perfil é compatível com aquela vaga do momento. O que vale como dica é: AJA NATURALMENTE! Seja sincero e não tente camuflar resultados, pois de acordo com alguns psicólogos, essa tentativa pode ser desfeita em um simples trabalho de dinâmica em grupo.

Que Tal Receber Nossas Novidades?

Insira o seu e-mail válido e clique em “Eu Quero Receber”. Depois vá até o seu e-mail para CONFIRMAR O CADASTRO!

privacy Sou contra o envio de Spam!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>