EJA DF 2013 – Educação de Jovens e Adultos

A Educação de Jovens e Adultos, ou simplesmente, EJA, é um tipo de educação básica direcionada as pessoas que por alguma razão não concluíram a educação básica, ensino fundamental e/ou médio, na idade adequada. Portanto, necessitam de modalidade de ensino especial para elevar o grau de escolaridade.

Esta modalidade também vem corroborar com a ideia do acesso de todos a educação, bem como a formação de indivíduos críticos e ativos dentro da sociedade. Embora não seja o bastante para mudar a cara da nossa educação brasileira, a EJA tem dado oportunidade a muitos brasileiros para concluir o ensino médio e, logo, em seguida, ingressar na faculdade.

Normalmente, este tipo de ensino é dividido por categoria, sendo a idade mínima para ingressar na Educação de Jovens e Adultos é de 15 anos para quem quer terminar o ensino fundamental e de 18 anos para ingressar no ensino médio.

No Distrito Federal, o órgão responsável pela EJA, é a Secretaria de Estado de Educação, que oferece duas formas de participação, os cursos presenciais e a distância. Além disso, a população que não concluiu a educação básica conta com as provas do Encceja e ENEM, programas desenvolvidos pelo governo federal, por meio do Ministério da Educação.

Educação de Jovens e Adultos: curso presencial

EJA DF df.quebarato.combr  EJA DF 2013   Educação de Jovens e Adultos

EJA DF – Fonte: df.quebarato.com.br. 27/02/13

O curso presencial da Educação de Jovens e Adultos no Distrito Federal é oferecido à população da seguinte forma:

• 1º segmento – anos iniciais do ensino fundamental: tem duração de 04 semestres, totalizando 1.600 horas/aulas.

• 2º segmento – anos finais do ensino fundamental: tem duração também de 04 semestres, totalizando 1.600 horas/aulas.

• 3º segmento – engloba todo o ensino médio: tem duração de 03 semestres, totalizando 1.200 (mil e duzentas) horas/aulas.

Matrícula EJA DF 2013

Para efetuar a matrícula na EJA, curso presencial, é preciso ficar ligado aos períodos de inscrições que são definidos semestralmente. Dentro do período de inscrição, o interessado deve ligar para o Telematrícula, que funciona no telefone 156.

O interessado pode escolher até duas escolas para concorrer às vagas ofertadas. Tenha em mãos seus dados pessoais, endereço residencial completo ou do local de trabalho. Posteriormente, você deve conferir a divulgação da lista com os nomes dos alunos inscritos, por meio do site da Secretaria de Educação do Distrito Federal e/ou na própria escola que oferta esta modalidade de ensino. E, por fim, o candidato deve efetivar a sua matrícula na própria escola onde conseguiu a vaga.

Educação de Jovens e Adultos: curso a distância

Já este tipo de ensino a distância acontece no Centro de Estudos Supletivos Asa Sul – CESAS é ofertado para os 2º e 3º segmentos e é dividido da seguinte maneira:

• Ensino Fundamental, 2º segmento: tem duração 04 semestres, totalizando 1.640 horas/aulas.

• Ensino Médio: tem duração de 03 semestres, totalizando 1.275 horas/aulas.

No curso EJA a distância é utilizada a internet, por meio da plataforma virtual de aprendizagem. Neste caso, é importante a força de vontade do aluno em aprender, pois não haverá a presença do professor, contudo, haverá a participação de professores tutores.

A matrícula para este tipo de ensino é realizada presencialmente na secretaria do CESAS. Também são definidos períodos específicos e divulgados pela Secretaria para a realização da matrícula.

Faça sua Inscrição na Obmep 2013 – Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>