Inscrições cursos Pronatec MA 2014

Para atender a demanda do mercado de trabalho e para garantir os novos empreendimentos que chegam ao estado, o governo maranhense tem investido em parceria com o governo federal na qualificação profissional da população de baixa renda, que antes não tinha grandes chances de almejar melhores postos de trabalho. Neste sentido, pode-se destacar o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, ou simplesmente, Pronatec.

Todos os anos são ofertados milhares de vagas em cursos técnicos e cursos profissionalizantes. As aulas são ministradas pelos professores do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Maranhão (Ifma), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MA) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Aproveite e veja como são oferecidos os cursos do Pronatec pela rede de ensino Senac.

Lembrando que normalmente as aulas têm início imediato logo após o candidato efetuar a matrícula e também está vinculada a formação das turmas de cada curso. Entre as chances estão auxiliar de cozinha e de máquina motriz, armador de ferragens, eletrotécnica, comandos hidráulicos, carpinteiros, pedreiro; e os cursos técnico de eletromecânica, mecânica e em saneamento ambiental, entre outras opções.

… cursos profissionalizantes

pronatec cursos go 2012 Inscrições cursos Pronatec MA 2014

Milhares de cursos oferecidos em todo Brasil pelo Pronatec.

Os grupos de pessoas que podem participar dos cursos do Pronatec são vastos, desde trabalhadores desempregados, passando por pessoas com necessidades especiais, povos indígenas, comunidades quilombolas e menores em cumprimento de medidas socioeducativas.

Os estudantes das escolas públicas são uns dos focos do governo, principalmente, que são considerados o futuro do Brasil, portando devem estar capacitados para ocuparem os postos de trabalho nas empresas e, assim, garantir o crescimento do país. Neste caso, os interessados devem realizar uma pré-matrícula na direção da escola onde estuda. Após efetuar tal procedimento, o estudante deverá dirigir-se à instituição ofertante para concluir sua matrícula.

Os cursos profissionalizantes tem carga horária que varia entre 160 a 300 horas/aula. Para os alunos, as aulas acontecem em horários diferentes do turno da escola. Para se candidatar é necessário estar cursando o 2º e 3º ano do Ensino Médio da rede pública de ensino ou a Educação de Jovens e Adultos (antigo curso supletivo voltada para quem não terminou a educação básica).

Segundo Giovanna Bacelar Pontes, coordenadora do Pronatec no Maranhão, o aluno só conseguirá se inscrever nos cursos após realizar a matricula na sua instituição de ensino, pois a pré-matrícula no sistema, não garante a vaga.

Para mais informações sobre os cursos Pronatec MA, acesse: Pronatec.mec.gov.br, seduc.pronatec.ma@gmail.com ou ligue para (98) 9188-1023 e 8127-8145. No site você pode conferir os cursos oferecidos em sua cidade.

… fique ligado

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal, em 2011, com o objetivo de oferecer cursos de educação profissional e tecnológica para a população brasileira mais carente, ajudando assim na melhoria da qualidade do Ensino Médio e ampliando suas oportunidades no mercado de trabalho.

Outro bom exemplo para quem que se qualificar profissionalmente no estado do Maranhão é por meio do programa Maranhão Profissional que nos últimos anos matriculou mais de 100 mil alunos em mais de 600 cursos gratuitos nos segmentos de formação inicial e continuada, cursos técnicos, capacitação tecnológica, cursos de graduação e cursos de pós-graduação.

Comentários

  1. Rodrigo mendonça diz

    esse negocio de pronatec é so onda,esses programas devem ser mais esclarecido na miodia,comerciais na tv,coisas assim. e as pessoas que ja concluiram? não podem mais fazer? Eles não esclarecem esse detalhes. só pode se increver quem esta matriculado na rede de ensino cursando o mesmo? esse gov do maranhão é d+,eita familia Sarney.

  2. robert carvalho silva diz

    uma vez foi ao sinai de sao luis/ma procurar os cursos disponiveis, foi informado q so poderia fazer se fosse estudante ou desempregado recebendo seguro desemprego. Esse curso nao estar sendo divulgado na tv isso e fruto de um governo q nao se importa com seu povo .

  3. antono jose diz

    quero saber se posso fazer curso do pronatec pela internet, porque trabalho e não tem como fazer pelo metodo tradicional..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>