Pronatec AM 2013: cursos gratuitos

A rede de ensino Senac AM está oferecendo 493 oportunidade de cursos gratuitos por meio do Pronatec AM 2013 (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). Entre as chances estão para os cursos de manicure e pedicure, maquiador, inglês (básico e avançado), entre outros. As aulas terão início em fevereiro na cidade de Manaus.

Além dos cursos, acima, citados, o Senac AM está com as vagas para Cadista para Construção Civil, Depilação, Operador de Computador, Projeto Visual Gráfico, Montador e Reparador de PC, Instalador e Reparador de Redes de Computadores.

Como dito, esta roda de cursos do Prontec AM terá início no mês de fevereiro no Senac Centro, Senac Cidade Nova e Senac Centro de Informática, que fica na avenida Darcy Vargas.

Inscrições cursos Pronatec AM 2013

Para quem não conhece o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, leia a seguinte matéria: o que é curso Pronatec. Basicamente, os cursos tem curta duração e tem como proposito a formação profissional, bem como prepara os alunos para entrar no mercado de trabalho em um campo de atuação que existe a demanda por mão de obra capacitada.

Podem participar dos cursos estudantes das escolas públicas estaduais, que esteja cursando o Ensino Médio, ainda, participantes de programas de transferência de renda, trabalhadores desempregados que estejam recebendo o benefício do seguro desemprego, pessoas com necessidades especiais Pronatec Viver Sem Limites e famílias que recebem o Bolsa Família.

Para se inscrever é preciso que o estudante do ensino médio faça sua inscrição na Secretaria de Educação do estado do Amazonas (Seduc) ou na própria escola estadual onde estuda. Os demais interessados devem comparecer na Semasdh – Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos ou no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Não perca temo e garanta sua participação, pois esta pode ser a sua chance de entrar no mercado de trabalho de forma positiva. Divulgue também esta matéria entre seus amigos.

Conheça mais o Pronatec

Os cursos técnicos são hoje uma das principais maneiras de qualificação profissional e, logo, de inserção no mercado de trabalho de maneira rápida, principalmente, devido ao bom momento econômico e industrial vivido pelo Brasil. Com isso, no intuito de expandir e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica (EPT) para toda a população, a presidente Dilma Roussef, homologou o Programa de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.

O Programa tem como objetivo oferecer mais de oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis até 2015. Em linhas gerais, o Pronatec é subdividido em diversos subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira. Um bom exemplo é a criação da Bolsa Formação que dispõe de vagas para cursos técnicos e de Formação Iniciada e Continuada (FIC), os famosos cursos de qualificação para trabalhadores, estudantes e pessoas em vulnerabilidade social, de maneira gratuita. Os cursos, normalmente, ocorrem na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, em escolas estaduais de EPT e em unidades de serviços nacionais de aprendizagem como o Senac e o Senai.

Cursos gratuitos

cursos gratuitos tocantins pronatec Pronatec AM 2013: cursos gratuitosNo Amazonas, por exemplo, as inscrições para os cursos Pronatec já estão abertas, como dito anteriormente. No estado do Amazonas, as aulas serão ministradas nas unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Amazonas (SENAC AM) e os alunos poderão optar pelos cursos de almoxarife, costureira, auxiliar de administração pessoal, operador de micro, maquiador, manicure, montagem e manutenção de micro, recepcionista, entre outros.

Poderão participar desta roda de cursos, os estudantes do ensino médio, participantes dos programas de transferência de renda como Bolsa Família. É preciso ter, ainda, idade entre 18 a 24 anos e participação no Projovem. Os interessados podem procurar a Secretaria de Estado da Educação (Seduc – www.seduc.am.gov.br).

Qualificação profissional

Mais informações, acesse: http://pronatecportal.mec.gov.br ou ligue para a central de atendimento da educação do Brasil 0800616161, e escolha a Opção 8. No endereço eletrônico, é possível entrar em contato com a organização do Programa e tirar algumas dúvidas gerais, tais como:

  • Como são efetuadas as inscrições Pronatec?
  • Quais são os beneficiados pelo Programa?
  • Candidatos que não terminaram o EM (ensino médio) ou que já concluíram o EM, podem participar dos cursos Pronatec?
  • Estudantes da rede de ensino municipal podem participar dos cursos Pronatec?
  • Quando será o início das inscrições do Pronatec em cada estado brasileiro?

Comentários

  1. ana cristina diz

    minha filha participa do pronatec, eu gostaria de saber se tem direito a recarregar a carterinha estudantil para se deslocar para o curso? pois esta de ferias,mas. estar indo pro curso? tem direito ou não?

  2. Darci Amazonas Lima Marques diz

    Gostaria de conseguir uma vaga em curso técnico em informática para minha filha,sou beneficiaria do bolsa mília jovem e recebo pra minha filha R$38,00 só da pra colocar 15 passes na carteirinha de estudante quando ela estudava,ela terminou o ensino médio o ano passado e não queria que ela ficasse sem estudar, eu já fui no crás mas só vive com problemas( sem sistema) e quando chega os cursos terminam rapido,eu fui questionar o pessoal de lá dizem que os cursos vem poucos ai eu não consigo,também moro um pouco distante e quase não tem dinheiro pro oníbus.Por favor me deem uma solução urgente o ano passa rápido e não consigo arranjar trabalho to desesperada porque sou separada e ele me ajudava mais agora ele também está desempregado e não sei o que fazer… MUITO OBRIGADO:Darci Amazonas L.Marques

  3. Maria luiza Santana Sampaio diz

    gostária de saber ? Como estou fasendo um curso pronatec no Senai de almoxarife quando terminar vou poder me escrever pra outro quanndo?

  4. elma dos santos chaveiro raposo diz

    oi boa tarde ,eu gostaria de saber como faco para me escrever .obrigado,espero resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>